Projectos de Investigação


Para a Neoépica, a acção sobre o património cultural não se esgota no trabalho de campo, encarando os sítios e artefactos sob a sua responsabilidade como elementos na formulação de conhecimento científico válido. Assim, como entidade que assume o seu papel de responsável pela memória colectiva, procura o desenvolvimento de projectos de investigação em parceria com entidades públicas e privadas, dando desta forma a conhecer à comunidade científica e ao público em geral os dados resultantes das suas intervenções.


Seguindo esta política encontram-se em curso diversos projectos de investigação, destacando-se:
  • Estudo dos dados resultantes da intervenção na ZEP da villa romana do Alto do Cidreira - Cascais. Intervenção realizada em 2007 que levou à recolha de uma série de importantes elementos de diferentes contextos e cronologias. Encontra-se em fase de estudo a cabana/abrigo de cronologia Campaniforme, o troço do aqueduto romano colocado a descoberto, bem como a análise antropológica e artefactual da necrópole romana situada nas proximidades.
  • Estudo sistemático do sítio do Bronze final de Entre Águas 5 - Serpa que, realizado em parceria com o Eng. Monge Soares, Manuela Deus e Ana Sofia Antunes tem como objectivos dar a conhecer a cultura material identificada e procurar o seu enquadramento crono-cultural através da realização de datações de radiocarbono.
  • Estudo dos silos medievais/modernos da Rua do Jardim - Lagos, procurando-se para além da análise do espólio cerâmico (produção local e de importação) e metálico, o estudo da fauna mamalógica, malacológica e ictiológica. De forma a proceder ao efectivo enquadramento cronológico da cultura material identificada, irão ser efectuadas uma série de datações absolutas.

Sem comentários: