Projectos de Investigação


Para a Neoépica, a acção sobre o património cultural não se esgota no trabalho de campo, encarando os sítios e artefactos sob a sua responsabilidade como elementos na formulação de conhecimento científico válido. Assim, como entidade que assume o seu papel de responsável pela memória colectiva, procura o desenvolvimento de projectos de investigação em parceria com entidades públicas e privadas, dando desta forma a conhecer à comunidade científica e ao público em geral os dados resultantes das suas intervenções.


Seguindo esta política encontram-se em curso diversos projectos de investigação, destacando-se:
  • Estudo dos dados resultantes da intervenção na ZEP da villa romana do Alto do Cidreira - Cascais. Intervenção realizada em 2007 que levou à recolha de uma série de importantes elementos de diferentes contextos e cronologias. Encontra-se em fase de estudo a cabana/abrigo de cronologia Campaniforme, o troço do aqueduto romano colocado a descoberto, bem como a análise antropológica e artefactual da necrópole romana situada nas proximidades.
  • Estudo sistemático do sítio do Bronze final de Entre Águas 5 - Serpa que, realizado em parceria com o Eng. Monge Soares, Manuela Deus e Ana Sofia Antunes tem como objectivos dar a conhecer a cultura material identificada e procurar o seu enquadramento crono-cultural através da realização de datações de radiocarbono.
  • Estudo dos silos medievais/modernos da Rua do Jardim - Lagos, procurando-se para além da análise do espólio cerâmico (produção local e de importação) e metálico, o estudo da fauna mamalógica, malacológica e ictiológica. De forma a proceder ao efectivo enquadramento cronológico da cultura material identificada, irão ser efectuadas uma série de datações absolutas.

Encontro Arqueologia e Autarquias

Apresentação da comunicação "Intervenção arqueológica no Alto do Cidreira, Cascais - um exemplo de interacção Arqueologia - Autarquia - Proprietário", em conjunto com o gabinete de engenharia e arquitectura Traço d'Obra. Procurou-se, tendo por base o exemplo da intervenção arqueológica na zona de protecção da villa romana do Alto do Cidreira (Carrascal de Alvide - Cascais), ilustrar os aspectos positivos e negativos dos processos de orientação e gestão por parte da admnistração central e local, bem como a sua relação com a equipa de arqueologia e proprietários.


Sítio romano de Figueiras 4 - Serpa

A intervenção no sítio de Figueiras 4 (Serpa) permitiu identificar uma ocupação de cronologia romana, materializada em duas estruturas de pedra calcária, diversos interfaces escados no substrato geológico (valas, silos e outras estruturas de função indeterminada), bem como no vasto e variado espólio recolhido, na sua maioria cerâmico, osteológico e metálico.

Fossas/Silos da Idade do Bronze (Corça 2 - Serpa)

A intervenção arqueológica no sítio de Corça 2 veio permitir a identificação de contextos e materiais arqueológicos que permitem enquadrar este sítio no Bronze pleno/final. A tipologia e cronologia deste tipo de contexto encontra paralelos em vários sítios recentemente postos a descoberto no Alto e Baixo Alentejo. Sítios como o Casarão da Mesquita 3 (São Manços, Évora), Monte da Pita 5 e 6 (Beringel), Monte da Cabida 3 (São Manços, Évora) ou Horta do Albardão 3 (São Manços, Évora), revelaram várias fossas/silos enquadráveis de época Calcolítica à Idade do Bronze. Em algumas (por exemplo no Monte da Cabida 3 e Casarão da Mesquita) foi possível identificar a presença de inumações na posição fetal em decubitus lateral. A analogia com Corça 2 é mais do que evidente, para além de estarmos perante o mesmo tipo de contextos (fossas/silos), os materiais arqueológicos associados a estes podem-se enquadrar num mesmo pacote crono-cultural Calcolítico/Idade do Bronze. Para além disto, foi possível tal como em sítios anteriormente referidos, registar a inumação de um indivíduo em posição fetal decubitus dorsal.

Sítio do Bronze final de Entre Águas 5 - Serpa

A intervenção arqueológica de emergência em Entre Águas 5 (Brinches, Serpa), um sítio de habitat de planície, revelou um conjunto de estruturas negativas - fundos de cabanas e bolsas – relativamente bem preservadas, contendo um vasto e diversificado espólio que permite uma aproximação a vários aspectos do quotidiano de uma comunidade do Bronze Final. Entre os elementos recolhidos destacam-se os numerosos fragmentos cerâmicos com ornatos brunidos e os ligados à actividade metalúrgica das ligas de bronze: cadinhos, nódulos de escória, algaravizes, artefactos metálicos. Uma análise, ainda que preliminar, dos contextos e materiais arqueológicos, bem como do seu enquadramento espacial e cronológico, permite desde já um aprofundamento dos conhecimentos relativos às ocupações em áreas abertas do Bronze Final no Sudoeste peninsular.